terça-feira, 24 de outubro de 2017

O maior poema do mundo

Um dia, quando eu estava no quintal dele, Wordsworth me disse:" Tenho um grande segredo que agora vou revelar para você".

Falei: "É um segredo de verdade?"

"No momento, é".

Olhei bem para ele e ele olhou bem para mim. Falou: Isso vai ficar só entre mim e você, não esqueça. Estou escrevendo um poema".

"Ah." Fiquei decepcionado.

Ele disse: "Só que é um tipo diferente de poema. É o maior poema do mundo".

Dei um assovio.

Ele disse: "Estou trabalhando no poema já faz mais de cinco anos, agora. Vou terminar daqui a vinte e dois anos, quer dizer, se eu continuar escrevendo no ritmo atual".

"Então o senhor escreve muito, é?"

Ele disse: "Não mais. Só estou escrevendo um verso por mês. Mas eu tomo todo o cuidado para que seja um bom verso";

Perguntei: "E qual foi o verso bom do mês passado?"

Ele olhou para océu e disse: " O passado é profundo".

Falei: "É um verso muito bonito".

B.Wordsworth disse: " Eu tento destilar as experiências de um mês inteiro em um único verso de poesia. Portanto, daqui a vinte e dois anos, vou ter escrito um poema que vai poder cantar para toda a humanidade". 

Fiquei cheio de assombro.



V.S. Naipaul in Miguel StreetB.Wordsworth, Cia das Letras, tradução de Rubem Figueiredo, pág. 63

Nenhum comentário: