quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O maior poeta do mundo

[...]

Observamos as abelhas, o homem e eu, durante mais ou menos uma hora, agachados perto das palmeiras.

O homem disse: "Eu gosto de observar as abelhas. Filho, você não gosta de observar as abelhas?"

Respondi: "Não tenho tempo".

Ele balançou a cabeça com ar triste. Falou: " Pois é isso o que eu faço, apenas observo. Posso ficar dias observando as formigas. Você já observou as formigas? E os escorpiões, e as centopeias, e as lacraias... você já observou?

Balancei a cabeça.

Perguntei: "Mas o que é que o senhor faz na vida?"

Ele se pôs de pé e respondeu: "Sou poeta".

Falei: "Um bom poeta?"

Ele respondeu: "O maior que existe no mundo".

"Qual o nome do senhor?"

"B.Wordsworth".

"B de Bill?"

"Black. Black Wordsworth. White Wordsworth era meu irmão. Nós compartilhamos o mesmo coração. Posso observar uma florzinha igual à glória da manhã e chorar".

Falei:"Por que o senhor chora?"

"Por quê, menino? Por quê? Você vai saber quando for grande. Você também é um poeta, sabia? E quando a gente é poeta pode chora por qualquer coisa e por tudo".

V.S. Naipaul in Miguel Street, B.Wordsworth, Cia das Letras, tradução de Rubem Figueiredo, págs. 58/59

Livre de vírus. www.avg.com.

Nenhum comentário: