segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Viu Deus....

[...].

Então, um dia falou que tinha visto Deus, depois de tomar banho.

Para muito de nós, aquilo não causou a menor surpresa. Ver Deus era muito comum em Port of Spain e, na verdade, em toda Trinidad, naquela época. O Pundit Hanesh, massagista místico de Fuente Grove, tinha começado com aquele negócio. Também tinha visto Deus e havia publicado um livreto intitulado 'O que Deu me disse'. Muitos místicos rivais e não poucos massagistas anunciaram a mesma coisa e suponho que fosse algo natural que, como Deus andava pela área, Homem-homem também O visse.

Homem-homem começou a pregar na esquina da Miguel Street, debaixo do toldo da loja da Mary. Fazia isso todo sábado de noite. Deixou a barba crescer e vestia uma túnica branca e comprida. Arranjou uma Bíblia e outros objetos sagrados e ficava de pé embaixo da luz branca de uma lâmpada de acetileno e pregava. era um pregador impressionante e pregava de um jeito dramático. Fazia as mulheres chorarem e até pessoas como o Hat ele conseguia deixar de fato preocupadas.

Tinha o hábito de segurar a Bíblia na mão direita, batia nela com a mão esquerda espalmada e, com um sotaque inglês perfeito, dizia: "Andei conversando com Deus nos últimos dias e o que ele me disse sobre vocês, minha gente, não foi nada muito bonito de ouvir. A gente anda ouvindo os políticos falarem todo dia de tornar a ilha autossuficiente. Pois sabem o que foi que Deus me disse na noite passada? Agorinha mesmo, noite passada, logo depois que terminei de comer? Deus me disse: "Homem-homem,dê uma olhadinha nessa gente aqui" Aí me mostrou o pai comendo a esposa e a esposa comendo o marido. Me mostrou o pai comendo o filho  e a mãe comendo a filha. Me mostrou o irmão comendo a irmã e a irmã comendo o irmão. É isso que os políticos e toda essa turma têm na cabeça quando dizem que a ilha tem de se tornar autossuficiente. Porém, meus irmãos, ainda não é tarde de mais para vocês se voltarem para Deus".

Eu tinha muitos pesadelos todo sábado de noite depois que ouvia Homem-homem pregar. Mas o engraçado era que, quanto mais ele metia medo nas pessoas, mais gente vinha para ouvir sua pregação. E na hora de fazer a coleta de dinheiro, lhe davam cada vez mais.


V.S. Naipaul in Miguel StreetHomem-homem, Cia das Letras, tradução de Rubem Figueiredo, págs. 52/53

Nenhum comentário: