Coletânea de nove contos e uma poesia de Raymond Carver utilizados por Robert Altman como base do roteiro do filme "Short Cuts - Cenas da vida". No filme, Altman encadeou os textos e ambientou-os na mesma região, fazendo personagens de contos distintos interagirem acidentalmente.
Os contos são no estilo próprio do autor, realistas, minimalistas, praticamente sem um final. Os títulos fazem menção a dados dos contos que não são os principais, deixando o leitor percorrer o caminho no escuro, perguntando-se a cada momento onde vai dar a estória.
A leitura vale pelo estranhamento que os contos causam, situações prosaicas, que poderiam ocorrer a qualquer um de nós, com soluções surpreendentes, como o autor desenvolve o enredo, etc..
Robert Altman destacou na introdução do livro:
Um crítico escreveu que Carver "revelava o estranho oculto por trás do banal", mas o que ele de fato fazia era captar as idiossincrasias maravilhosas do comportamento humano, as idiossincrasias que existem no movimento aleatório das experiências da vida.
A visão do mundo de Raymond Carver, como talvez a minha própria, poderia ser chamada de sombria. Estamos ligados por atitudes similares acerca da natureza arbitrária do acaso no esquema geral das coisas (...)
Contos:
Vizinhos - Casal viaja e deixa as chaves do apartamento com outro casal vizinho, para cuidarem da gata e das plantas. O casal que fica "viaja" na casa do outro.
Eles não são o seu marido - marido fica chocado por opiniões de terceiros sobre sua mulher e a põe de dieta.
Vitaminas - marido se envolve com colega de trabalho da mulher - vendedoras de vitaminas - mas pretenso caso é interrompido por outra pessoa de forma muito curiosa.
Fique quieta, por favor - marido descobre possível traição da mulher e perambula pela cidade.
Tanta água tão perto de casa - pescadores encontram corpo nu de mulher, trazem-no para margem e continuam a pesca por mais alguns dias, antes de avisar à polícia. A mulher de um deles fica transtornada.
Uma coisinha boa - mãe encomenda bolo para o aniversário do filho e esquece de buscá-lo por motivo relevante.
Jerry, Molly e Sam - marido resolve dar solução aos seus problemas, começando pelo cachorro.
Cobradores - vendedor a domicílio de aspiradores
Diga às mulheres que a gente já vai - violência gratuita.
Limonada (poema) - pai perde filho em acidente e se culpa, culpa a todos.
Short Cuts - cenas da vida", de Raymond Carver, Rocco, tradução de Rubens Figueiredo
Leia o livro e veja o filme!!!!
José FRID
(Lido em julho de 1999, relido em junho de 2012, continua potente!)
Um comentário:
cadê a pirataria, porra?!
Postar um comentário