segunda-feira, 6 de maio de 2024

Ter religião.....

No seu trabalho você considera o que a religião significa para as pessoas que não acreditam em Deus. Você pode dizer algo sobre isso? 

MURDOCH

Esta questão me interessa e me preocupa muito. Olhando para as sociedades ocidentais, penso que se tivermos religião, teremos de ter religião sem Deus, porque a crença num Deus pessoal está a tornar-se cada vez mais impossível para muitas pessoas. Na verdade, é uma questão difícil saber o que é acreditar em um Deus pessoal. Eu sei que não acredito em nenhum. Não quero usar a palavra deus em nenhum outro sentido. Acho que é um nome próprio. Não acredito na divindade de Cristo. Não acredito em vida após a morte. Minhas crenças são realmente de estilo budista. Tenho sido muito apegado ao Budismo. O Budismo deixa claro que você pode ter religião sem Deus, que a religião está de fato melhor sem Deus. Tem a ver com o agora , com cada momento da vida, como pensamos, o que somos e fazemos, com amor e compaixão e com a superação de nós mesmos, com a diferença entre ilusão e realidade.

Iris Murdoch

Nenhum comentário: