segunda-feira, 12 de agosto de 2024

O que a história quer......

Aqui está um erro que às vezes cometo: eu apenas "quero" escrever sobre uma coisa específica e então, portanto, apenas... enfiar isso aí. Independentemente do que a história queira.

Ou seja, fiz algumas reflexões fora da história, do tipo "agressivo" – minha mente, entusiasmada com a história, começa a vagar, em busca de maneiras de expandi-la ou de incorporar alguma pesquisa do qual estou orgulhoso. Ou ouvirei alguém dizendo algo e decidirei que isso deve ser incorporado. Ou decidirei que a retórica da história precisa levar em conta X ou Y (só porque encontrei X ou Y no mundo real). Ou, de repente, verei minha história como um veículo para algum ponto de vista filosófico ou político e começarei a desenvolver mentalmente maneiras de a história servir a esse ponto de vista.

Enquanto isso, a história está parada ali, interessada em expandir apenas organicamente, da maneira que achar necessária. E quando eu trago esse novo "presente"… ele não fica emocionado.

E, tal como um corpo para o qual foi transplantado o órgão errado, rejeita esse "presente".

Para mim, a maior parte disso acontece por sentir – eu sei, ou acho que sei, como é uma ideia genuinamente boa quando chega, e sei como é quando, alimentada pelo desespero ("Vamos lá! Você foi trabalhando nessa história há mais de um ano, idiota!") Tento impor minha vontade na história.


Nenhum comentário: