No domingo passado consegui ver o filme francês "Um lugar na platéia", numa sala (HSBC-Belas Artes) três vezes maior que a da primeira tentativa (ver comentário abaixo). O cinema estava cheio (2/3) para o horário - 3 horas da tarde - e para o tipo de filme.
O filme é mediano, não vale a pena sair de casa para vê-lo, melhor esperar passar na tevê. Nem comédia, nem drama, uma coisa morna, piegas.
O que chamou mais a minha atenção foi a platéia, majoritariamente de terceira idade. Senti-me uma criança!! Na primeira tentativa de ver o filme já tinha reparado que a fila era quase toda da terceira idade.
A temática do filme é moderna, a ação se passa nos dias de hoje, os artistas são, na maioria, jovens ou adultos jovens, etc. Não vislumbro nada que pudesse atrair o interesse da terceira idade em particular. O horário não justificaria a platéia, pois no próprio Belas Artes tinha muitos jovens e adultos jovens indo assistir outros filmes.
Seria por ser francês? Ou, talvez, pelas paisagens parisienses? A platéia seria francófila? Mistério!
Um detalhe: o filme mostra um "monumento" a Lady Diana, com oferendas (flores, fotos, cartazes, etc.) dos fãs. A prefeitura de Paris retira constantemente estes objetos, pois a escultura é, na verdade, a "Flamme de Liberté" (Chama da Liberdade), um monumento situado perto do túnel da Ponte de l'Alma, onde a princesa morreu, que reproduz, em escala original, a chama da tocha da "Estátua da Liberdade" de New York.
José FRID
Atualização em 2012:
O HSBC não renovou o patrocínio e os cinemas Belas Artes foram fechados!!! Uma grande perda cultural para a cidade de São Paulo!
Atualização em abril de 2014:
Parece que vai reabrir em maio, patrocínio da Caixa e da Prefeitura.
Atualização em julho de 2015
Reabriu com a mesma excelente programação!
Atualização em abril de 2014:
Parece que vai reabrir em maio, patrocínio da Caixa e da Prefeitura.
Atualização em julho de 2015
Reabriu com a mesma excelente programação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário