segunda-feira, 16 de julho de 2007

OBRAS DA GAUTAMA?

Voltei do Rio de Janeiro na segunda feira, nove de julho. Feriado em São Paulo, mas dia normal no Rio. Saí às três horas, fui pela praia de Copacabana, Botafogo, Aterro do Flamengo, Praça Quinze, tudo livre até a Praça Mauá. Trânsito parado. Guerra do Tráfico? Acidente? Barreira do PAN? Depois de meia hora de congestionamento, quase parado, o trânsito fluiu.... o que foi? Mistério. Peguei a Avenida Brasil, depois a Linha Vermelha, vazia, velocidade máxima permitida, fui.

Para quem não conhece, a Linha Vermelha é uma via de tráfego rápido, bloqueada, com poucas saídas e entradas, três a quatro faixas em cada sentido. Ela serve para ligar o centro do Rio com o Aeroporto do Galeão, com a Rio-Petrópolis e a Rio-São Paulo, a nossa conhecida via Dutra, onde termina.

Todo contente, fui pensando em tirar o atraso daquele congestionamento. Quando a Linha Vermelha terminou, entrei na pista marginal da Dutra, andei mais alguns metros e ..... parei no maior engarrafamento!!!!

A pista marginal, neste trecho, tem três a quatro faixas de tráfego. Recebe todos os veículos que vêm pela Linha Vermelha, os que vêm pela própria Dutra e os que surgem dos inúmeros bairros lindeiros.

A pista central da Dutra estava livre. Seria algum acidente na pista marginal? Barreira policial? Percebi pela quantidade de ambulantes que o congestionamento no local é rotineiro. Tinha até ambulante com carrinho de supermercado cheio de mercadorias variadas, outros estavam instalando suas "lojas" nas placas de sinalização, pendurando nelas seus produtos e tabelas de preços, alguns dividiam uma enorme barra de gelo, quebrando-a no gramado em pedaços que coubessem nos isopores. Não resisti a tanta oferta e comprei um biscoito "Globo" – foi quase com estar na praia.

Depois de ficar quase uma longa hora para percorrer pouco mais de um quilômetro, descobri o motivo: a pista marginal, que chega a ter quatro faixas, termina em apenas uma faixa para entrar na pista central!! Ou seja, toda a Linha Vermelha, mais o tráfego dos bairros vizinhos, mais os veículos que já vêm pela pista lateral têm que se restringirem a apenas uma faixa de tráfego!!

Por que não prolongam a pista lateral? Ou abrem outras entradas para a pista central? Ou descarregam a Linha Vermelha na pista central?Como é que pode ocorrer esse absurdo em uma rodovia federal pedagiada caríssima? Falta da fiscalização? Descaso das "otoridades"? Mensalão? Mensalinho? É para isso que os partidos pedem os cargos do governo?

Depois de entrar na pista central, o trânsito fluiu melhor. Para minha surpresa, mais adiante, vi uma ponte ligando nada a lugar nenhum, com várias "atletas" empinando pipas. Mais para frente outra, também servindo de área de lazer.

As duas pontes estão lá, na lateral da Dutra, imponentes, impotentes, no meio do mato, sem ligar nada a lugar nenhum. Elas me lembraram aquelas obras da Gautama no Maranhão, pontes perdidas no meio do sertão ou da floresta, que precisam de escadas para serem acessadas.Nós no engarrafamento monstruoso, e as pontes ali, tal qual aeroporto de pipas!!


Será que a Gautama andou pela Dutra?

José FRID

Nenhum comentário: