sábado, 21 de julho de 2007

Será a prova de que o pensamento positivo, o otimismo, o bom humor e as orações funcionam?

Reportagem da Folha de São Paulo, 19/07/07:



"Cérebro tem área ligada a efeito placebo
Estudo ajuda a explicar fenômeno que ocorre em doente que toma remédio falso, mas obtém melhora por auto-sugestão

O funcionamento do chamado efeito placebo, fenômeno por meio do qual alguns doentes melhoram de saúde só de imaginar que estão sob algum tratamento, é um mistério um pouco menos distante a partir de agora.

A região apontada pelos neurocientistas, conhecida como núcleo accumbens, está ligada ao sistema de recompensa do cérebro, que modula o prazer e o vício. De modo geral, os pesquisadores trabalharam com a idéia de que expectativas positivas ou negativas são fatores que influenciam o comportamento.

Para testar o fenômeno, os cientistas montaram um falso teste clínico e disseram a todos os voluntários que iriam receber uma nova droga ou um placebo -como ocorre nos experimentos reais. Na verdade, porém, todos receberam placebo.

Os pesquisadores pediram então que os participantes avaliassem de quanto era a expectativa deles sobre os efeitos do "remédio", assim como o alívio da dor sentido após a ingestão da suposta droga. Nesse meio tempo a equipe mediu, com uma técnica de escaneamento, quanto o núcleo accumbens estava liberando dopamina -neurotransmissor associado à sensação de bem-estar.

Os cientistas, observaram que nos voluntários que mostraram maior antecipação dos benefícios do suposto remédio, mais dopamina era liberada."

Será a prova de que o pensamento positivo, o otimismo, o bom humor funcionam? Na sua próxima gripe, virose, ressaca (sim, ressaca!), etc. experimente: nada de reclamar da vida, ficar de mal humor, deprê. Mantenha o "alto astral", a alegria, repita para si próprio, como um mantra, vou melhorar, estou bem, o remédio vai fazer efeito, a dor vai passar já .....

E nos caso mais graves, não esqueça de orar!

José FRID

Nenhum comentário: