Não creio ser possível que um indivíduo possa sentir-se bem no seu íntimo quando aqueles que estão ao seu redor padecem.
Creio que, se um homem prospera espiritualmente, o mundo inteiro prospera com ele; se alguém decai, o mundo inteiro decai com ele.
Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.
A força de um homem e de um povo esta na não violência. Experimentem.
A não violência é o artigo número um de minha fé e é também o último artigo de meu credo.
Quem busca a verdade, Quem obedece a lei do amor, Não pode estar preocupado com o amanhã.
É ocioso pensar sobre o justo e o injusto, o certo e o errado e os feitos passados. O útil é analisar, e se possível extrair uma lição para o futuro.
A liberdade não tem qualquer valor se não inclui a liberdade de errar.
A desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão. Não ouse renunciar, se não quer deixar de ser homem.
A mais alta forma de liberdade traz consigo a maior medida de disciplina e humanidade. A mulher deve deixar de se considerar o objeto da concupiscência do homem. O remédio está em suas mãos mais do que nas mãos do homem.
A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível.
A verdade é dura como o diamante e macia como a flor de pessegueiro.
A verdade nunca fere uma causa justa. A vida é a maior de todas as artes.
Como o corpo que não se lava fica sujo, assim alma sem oração fica impura.
Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.
Nada tenho de novo para ensinar ao mundo. A verdade e a não-violência são tão antigas quanto as montanhas. Tudo o que tenho feito é tentar praticá-las na escala mais vasta que me é possível. Assim fazendo, errei algumas vezes e aprendi com meus erros.
Creio que há uma coerência que passa por todas as minhas aparentes incoerências. Assim como há na natureza uma unidade que permeia as aparentes diversidades.
Creio que todas as religiões foram concedidas por Deus e necessárias para os povos a quem foram reveladas. E se pudéssemos ler as escrituras dessas fés com a visão de seus seguidores descobriríamos que foram sempre úteis umas às outras.
Diferenças honestas são geralmente um saudável sinal de progresso.
Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou à na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade.
Minha devoção à verdade empurrou-me para a política e posso dizer, sem a mínima hesitação e também com toda a humildade, que não entendem nada de religião aqueles que afirmam que ela nada tem a ver com a política.
Eu vivo humildemente buscando a verdade. A verdade é, portanto, o meu único fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário