segunda-feira, 3 de março de 2008

Fotos de Cristiano Mascaro







"NÃO PRETENDO PARAR TÃO CEDO"

Afirmação é de Cristiano Mascaro que lança livro e exposição nesta quinta-feira, 28

Apoiada em registros desenvolvidos nos anos 80, estréia nesta quinta-feira, 28, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, Cristiano Mascaro – Todos os Olhares, exposição que compila 50 imagens desenvolvidas pelo fotógrafo Cristiano Mascaro e selecionadas pelo crítico Agnaldo Farias. O objetivo da mostra é traçar um panorama urbano registrado pelo fotógrafo.
Durante a ocasião também ocorrerá o lançamento do livro Desfeito e Refeito(BEI Editora, 128 págs, R$ 82,50), que acompanha a trajetória de Mascaro a partir de uma série de entrevistas e imagens de sua autoria.

Com exclusividade, a FS Online conversou com Mascaro, que falou um pouco sobre a exposição e sua carreira

FS – Qual a proposta da mostra "Todos os Olhares?
Já estou fotografando há 39 anos e essa é a primeira vez que tenho a chance de apresentar um panorama geral do meu trabalho, por assim dizer, pois antes tinha realizado apenas mostras isoladas. Escolhemos fotos da década de 80, quando comecei a trabalhar com registros urbanos.

FS – Entre as obras expostas, alguma delas merece destaque?
Cada fotografia tem o seu valor, de formas diferentes. Mas a imagem "Real Gabinete de Leitura" (registro de um prédio histórico no Rio de Janeiro), vêm obtendo grande repercussão entre público e crítica.

Após tantos anos na fotografia, o que continua a te inspirar?

O mesmo motivo que me seduziu para começar a fotografar, desde o começo: observar o fluxo humano nas cidades. Não pretendo parar tão cedo.


Há algum tempo você escreveu um texto para a FS – Revista da Imagem sobre os caminhos da fotografia atual. O que tem te afligido ultimamente?

Temos muitas coisas positivas e negativas. A fotografia digital trouxe um salto de tecnologia, abrindo várias possibilidades. O que me preocupa é ver cada vez mais pessoas utilizando a fotografia conceitual, muitas vezes através do digital, apenas para obter espaços nas galerias, ocupando por muitas vezes, o espaço que a fotografia documental merece.

Por Thomaz Gomes - http://fotosite.terra.com.br/



Onde: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201 Pinheiros, São Paulo – SP
Quando: abertura: 28 de fevereiro, às 20h (para convidados); em cartaz até o dia 4 de maio
Quanto: entrada gratuita
Visitação: ter. a dom, das 11h às 20h

Nenhum comentário: