Marcos Valério, empresário mineiro que é réu do mensalão e que foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Avalanche, deflagrada no último dia 10 de outubro, vai continuar preso em São Paulo, informou a Polícia Federal e a Justiça. A decisão foi da juíza Paula Montovani Avelino, da 1ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.
Uma ordem de prisão temporária decretada na terça-feira (14), com validade de cinco dias, expirou nesta segunda-feira (20). Entretanto, na última sexta (17), a ordem de prisão temporária foi convertida para prisão preventiva, que tem validade de cerca de 80 dias, de acordo com a PF. Também foi decretada a prisão preventiva de Rogério Lanza Tolentino, sócio de Marcos Valério.
Na decisão, a juíza alega que "ficaram demonstrados os requisitos exigidos para decretação de suas custódias preventivas, uma vez que sua colocação em liberdade, nesse momento, comprometeria a regularidade da instrução criminal e colocaria em risco a aplicação da lei penal".
A juíza acrescenta que "os investigados, um dia antes de deflagrada a operação, tinham ciência prévia de que seriam presos, fato descoberto por meio do monitoramento autorizado judicialmente, que ainda vigorava em relação às suas linhas telefônicas, o que denota ter ocorrido 'vazamento' de informações sigilosas".
O empresário permanece na sede da superintendência da PF, na Lapa, zona oeste da capital, e a Polícia Federal ainda não tinha informações de quando Marcos Valério seria levado para outro local, já que a prisão preventiva não pode ser cumprida na PF.
O empresário é acusado de articular um esquema de corrupção e quadrilha para forjar inquérito contra fiscais da Fazenda, que autuaram em R$ 104,54 milhões a Cervejaria Petrópolis.
O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, informou que soube da decisão nesta tarde e disse que deve protocolar pedido de habeas corpus "no máximo até esta quarta-feira".
COMENTÁRIOS DO FRID: SERÁ QUE AGORA ELE ABRE O BICO E CONTA TUDO SOBRE O MENSALÃO? O BRASIL TORCE PARA QUE ISSO OCORRA!!
PS: CURIOSO COMO OS RÉUS DO MENSALÃO ESTÃO ADQUIRINDO FARTA CABELEIRA: JOSÉ DIRCEU IMPLANTOU CABELOES PERNAMBUCANOS E O EX-CAREQUINHA MARCOS VALÉRIO FOI DE PELOS MINEIROS. SERÁ QUE QUEREM SE ESCONDER DO POVO? DIRCEU TEM MEDO DE LEVAR MAIS BENGALADAS?
Atualização 2014: E o homem não abriu o bico! Foi condenado no Mensalão à pena mais alta dos envolvidos, está preso, mas não conta nada. A "bolsa silêncio" do PT é poderosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário