terça-feira, 17 de março de 2009

A reação da indústria automobilista brasileira à crise: muita propaganda!!

A televisão está lotada de anúncios de automóveis, seja de "feirões de fábrica", seja de lançamentos de novos carros. Até o Schumacher aparece dirigindo. Como a tevê é instantânea, no mar de propagandas das Casas Bahia nem sempre a gente tem noção de quantas marcas de automóveis estão anunciando, se é muito ou pouco. Percebi os anúncios do Tucson, Linea e C4.
A Veja dessa semana despertou minha atenção, pois estava mais "gordinha", sinal de muita propaganda, tendo em vista que a parte editorial normalmente é do mesmo tamanho. Aumento da publicidade pelo fim da crise econômica? Ou por causa do aprofundamento da crise? A resposta com os especialistas.
Entre os muitos anúncios encontrei propagandas dos seguintes veículos: Veracruz (Hyundai) - 2 páginas, C4 (Citroen) - 2 páginas, Magentis (KIA) - 2 páginas, caminhões extrapesados (Wolkswagen) - 2 páginas, Tucson (Hyndai) - 3 páginas, Sandero (Renault) - 3 páginas, Pajero Full (Mitsubishi) - 3 páginas , anúncio institucional da Wolkswagen - 2 páginas,  e Vectra (Chevrolet) - 2 páginas, num total de 21 páginas!

O custo de uma página na Veja é caríssimo, pois ela é a revista de maior tiragem do Brasil - cerca de um milhão e duzentos mil exemplares semanais - e uma das maiores do mundo. Logo, aquelas 21 páginas representam um investimento altíssimo!!

O governo ajudou com a redução do IPI, mas me parece que a indústria também está se ajudando, mais ou menos na linha daquele ditado popular "Deus ajuda a quem se ajuda".
Com a queda da arrecadação de impostos por causa da crise, pode ser que o governo não consiga manter a redução de IPI, tornando mais importante o investimento em publicidade. 
Vamos torcer para dar certo, pois o setor automobilístico tem condições de "puxar" quase toda a indústria, ajudando o país a sair da crise econômica, "marolinha" para um especialista famoso.
 Atualização em 2014, julho:

Voltou a crise na indústria automobilista e tome comerciais na tevê, jornais e revistas!

Feirões de fábrica, Taxa Zero, Preço de nota fiscal de fábrica, etc.

Nenhum comentário: