segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Centenário de Adoniran Barbosa: Saudosa Maloca



Adoniran Barbosa, se fosse vivo, completaria 100 anos no dia 6 de agosto passado. São Paulo está homenageando o grande artista com muitos shows, inclusive na "Sala Adoniran Barbosa" do Centro Cultural São Paulo, durante o mês de agosto.

Uma das suas músicas mais famosas é "Saudosa maloca", que aborda o despejo de três "sem-tetos". Ele utiliza a linguagem dos próprios moradores para contar uma história triste e marcante. Seus versos ainda representam os sentimentos dos muitos que sofrem com desocupação de área, remoção de favelas, etc.
Leia a letra com atenção e emocione-se! Assista aos shows!
José FRID

Saudosa maloca


Si o senhor não está lembrado

Dá licença de contá
Que aqui onde agora está
Esse edifício alto
Era uma casa velha
Um palacete abandonado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais, um dia
Nem quero me lembrar
Veio os homens cas ferramentas
O dono mandô derrubá
Peguemo tudo a nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Apreciar a demolição
Que tristeza que eu sentia
Cada táuba que caía
Duia no coração
Mato Grosso quis gritá
Mas em cima eu falei:
Os homis tá cá razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemos quando o Joca falou:
"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim
E prá esquecê nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
Que dim donde nóis passemos dias feliz de nossa vida

Adoniran Barbosa


3 comentários:

Anônimo disse...

Sempre gostei de saber que São Paulo tinha um sambista dos bons.
Saudosa maloca é mesmo uma obra prima.
Samba do Arnesto, meu avô vivia cantando.
E ainda vim parar na cidade do cara. É nosso filho mais famoso.
Só que aqui na terra dele, só um show em sua homenagem. Adivinha com quem? Maria Alcina. Deve ter sido bom.
Deixa eu ir, minha mãe não dorme enquanto eu não chegar, ops, meu trabalho não se faz enquanto eu não começar.

Bom dia.

E.

Metamorfose Ambulante disse...

Sábado eu vi um show na "Sala Adoniran Barbosa" exatamente com a Maria Alcina!!

Foi exótico, mas não comprometeu a obra dele. Além das músicas alegres, ela interpretou algumas tristes, valorizando a letra. Digamos que o show foi que motivou a série de letras que vou divulgar. "Esmeralda" foi muito boa.

Na primeira parte do show cantou a Vânia Bastos. Por problemas de som, quase não escutei sua voz. No fim as duas cantaram juntas "Trem das Onze". A plateia veio abaixo!

No domingo eu iria ver Fabiana Cozza e Oswaldinho da Cuíca, mas o almoço do Dia dos Pais atrasou ....

Já peguei os ingressos para o show de sábado com a Cida Moreira e domingo com Cauby Peixoto e Tobias da Vai-vai. Depois relato. Que músicas Cauby irá cantar (?)

Bom trabalho!

Anônimo disse...

Grande Adoniran Barbosa! Um dos melhores sambista que o brasil já teve, é um orgulho para São Paulo. A Record fez um especial dele durante uma semana. A maioria das pessoas pensam que samba é assunto apenas para carioca.
D.