sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Saudades da Vila Esperança


Reminiscências despertadas pela música "Vila Esperança" do Adoniran Barbosa!

"Por coincidência eu também nasci e me criei na Vila Esperança, bairro charmoso da Penha, Zona Leste da Capital Paulista.
Para ser mais preciso nasci na Rua Maria Carlota, o nº eu não me lembro mais, talvez minha genitora lembre.
Depois de alguns anos, fui morar na via paralela, rua Isabel. Nesta casa sim, lembro-me bem do número, nº 400. Passei minha infância lá. A rua Isabel é uma travessa da Av. Amador Bueno da Veiga e fica entre a rua Maria Carlota e a Av. Padre Olivetano.
Assisti muitos carnavais de rua lá, mesmo porque bem próximo da minha casa ficava a quadra da Nenê da Vila Matilde.
Conhecia muito bem o bairro, até porque, na minha infância, estudei em uma colégio que fica na rua Maria Carlota, Escola de 1º e 2º Grau Dom João Maria Ogno. Ao longo dos anos que passei lá, lembro-me como se fosse hoje, no mês de setembro todos os alunos desfilavam (com muito orgulho) pelas ruas do bairro cantando o Hino Nacional. Naquele tempo, o desfile era uma euforia danada, pois tinha a competição para saber qual era a melhor fanfarra das várias escola que participavam do desfile cívico.
Tempo bom!!!!
Lembro bem quando asfaltaram a minha rua e meu falecido Pai (Herói) me deu meu primeiro e todo incrementado carrinho de rolimã. O eixo traseiro tinha sido torneado na fabrica em que meu Pai trabalhava por um amigo dele, que trabalhava na marcenaria da empresa.
Naquele tempo não tinha meninas menores grávidas, o leiteiro deixava o litro de leite nas portas das casas e ninguém roubava. A garrafa de vidro que virou uma relíquia, pois alguns anos atrás eu vi uma garrafa desta sendo vendida em uma loja aqui no centro de São Paulo.
Pedofilia, assalto a banco, Playstation, metrô, Nike, filho batendo em pai ou mãe, tudo isto não existia.
Tinha a hora de ver TV, em preto e branco ou com um papel na tela que dava a sensação de ser colorida. Ninguém perdia RinTinTin, Batmam, Zorro, Terra de Gigante, Perdido no Espaço e outros tantos desenhos.
Que Saudade!

S.R.S

Nenhum comentário: