Outro dia relatei minha visita a uma loja de roupas femininas, para adquirir presentes natalícios (leia aqui), na qual um homem perde a cabeça com tantas clientes e vendedoras passando na frente dele. Ir a lojas de artigos femininos, sozinho ou acompanhado das minhas mulheres, mulher e filha, não é raridade para mim, pois tenho de comprar presentes para muitos aniversários, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, etc. Essas visitas normalmente são agradáveis, as vendedoras são atenciosas, as clientes simpáticas e quase sempre sou o único homem, centro das atenções. Além de sempre aprender alguma coisa, uma novidade do vestuário feminino que nunca, nós homens, imaginaríamos. Como uma espécie de cachecol de malha, que pode ser utilizado de trinta formas diferentes. Mulheres ...
Entretanto, outro dia, dando uma surfada por blogs pessoais, descobri a existência de uma loja na qual eu não entraria nunca: a Abercrombie&Fitch, na 5ª Avenida, Nova York. Por que? A loja é ambientada como uma pista de dança, isto é, escura, com luzes piscantes, som alto, com modelos masculinos só de calças cumpridas, com os torsos nus, exibindo seus tanquinhos. Quem pode com uma coisa imoral dessas?
O relato da blogueira em lusitano português: "Uma das coisas que tinha na lista dos TO DO em NY era ir a esta loja, a Abercrombie&Fitch. A minha amiga A., que já conhecia, disse para me preparar para as filas, que aquilo era sempre uma loucura. De facto, quando lá chegámos a fila dava a volta na esquina, principalmente com miúdas teens numa excitação latente e quase histérica. Eu também comecei a ficar impaciente e a minha amiga só me dizia para esperar mais um pouco que já ía entender tudo. Todos os empregados da marca são modelos, giros, super simpáticos e andam com os peitorais à mostra! E são daqueles com o six pack completo! Depois o ambiente é uma mistura de bar, lounge e discoteca com música fabulosa e alta (muito alta) e que até tem umas prateleiras com roupa muito gira. No final das compras e mesmo antes de sair da loja somos convidadas a tirar uma foto polaroid com um dos meninos de serviço. A mim calhou-me um matulão cor de café para aí com dois metros, um belo exemplar de homem. Por isso minhas queridas quando forem a NY City vão lá porque se vão divertir!"(Veja aqui o post original, inclusive com fotos)
Que horror, não?? Como comprar presentes para minhas mulheres numa loja dessas? Homens semidespidos tentando vender roupas femininas para mim? E como se fazer entender com o som eletrônico muito alto? E com a mulherada histérica a cada "matulão" que passar? Quem vai perceber que eu existo? Tô fora!! Prefiro as lojas brasileiras!!!
Achei a proposta da loja tão exótica que fui no seu site conferir se as coisas eram assim mesmo. O pior que eram!!! A loja é repleta de modelos masculinos sem camisa e com calças lá embaixo, mostrando partes consideráveis das suas anatomias (pelas fotos os caras não usam nem cuecas!). A própria vitrine da loja já expõe fotos em tamanho gigantesco desses assanhados. Que nojo!! Navegando na net encontrei reclamações e processos quanto ao nível alto do som da loja (espantosos 90 decibéis), e discriminação trabalhista: os vendedores normais, vestidos, são mantidos nas partes mais escuras da loja e encarregados de pegar peças de roupa no estoque, arrumar prateleiras, além de ganharem comissões menores.
A rede de lojas foi obrigada, por acordo judicial, além de pagar multa de mais de cinquenta milhões de dólares, a promover a inclusão de minorias raciais (afros, latinos, asiáticos, indígenas, etc.) entre seus empregados, bem como manter uma política mais aberta de contratação, sem favorecer os universitários mais bonitinhos. O tal matulão cor de café mencionado pela blogueira já deve ser resultado do acordo judicial.
Descobri que a loja tem também uma seção de roupa masculina, mas que nela não há, infelizmente, vendedoras com dorsos nus, preconceito com nós consumidores masculinos. Os tais modelos sem cuecas passeiam por todas as seções. Eca!!! Cadê minha matulona cor de café ou de espiga de trigo?
Sou mais o Hooters!
(obs: matulão e matulona são palavras oficiais do português, inclusive no Brasil. Consulte o VOLP!!)
(os: não sabe o que é o VOLP? Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa. Se não está no VOLP, a palavra não existe oficialmente)
6 comentários:
Frid
Irei a Nova York só pra ir a essa loja.
Adorei.
Abraço, Néli.
E o pé, sarou?
Você caiu no meu conceito!! O pé está indo, mas correr só em agosto!
FRID
A idéia não deixa de ser uma grande sacada de marketing
Não entendi direito o que é "matulão" e fiquei com preguiça de pesquisar no VOLP, então entrei no site do link que você pôs aí embaixo, (acho que uma
referência visual é mais didática, sabe?)
Humhum! Agora eu entendi direitinho.
Salete
Não é um absurdo essa loja?????
Frid
ahahahah só hoje vi este post! pode ser que eles levem em consideração e façam uma loja com "matulonas cor de café" :) Como disse aí um anónimo, é mesmo uma boa "sacada de marketing".
Postar um comentário