segunda-feira, 28 de abril de 2014

Com Clarice

Delicioso livro escrito a quatro mãos por Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant'Anna para recordar e homenagear Clarice Lispector, de quem foram amigos próximos e são grandes admiradores. Quatro mãos? Não! Duas a duas, pois eles escreveram os textos separadamente. Ou não, afinal são um casal.

O livro é dividido em cinco partes. Na primeira, separados, ARS e Marina escrevem sobre a Clarice, lembrando a convivência deles com ela. Na parte dele, destaco o trecho no qual transcreve a avaliação feita por Clarice de dois livros. Ela começa por demolir os livros, cheios de "lugares-comuns", para depois reconhecer que eles têm a capacidade de provocar emoção,  que é valioso para o leitor. (Leia acima em outro post)


A segunda parte é composta por dois textos de Marina Colasanti: um conto no qual a Clarice é personagem, escrito a partir de fatos narrados por ela; uma crônica sobre a Clarice, com lembranças de Marina. 

Na terceira parte são apresentados três ensaios (crítica literária) escritos por ARS sobre a obra de Clarice. Textos técnicos, mas muito gratificantes para quem se dispuser a ler (eu, por exemplo). O primeiro, escrito em 1962, quando ele ainda era um estudante de Letras, é sobre o livro "A maçã no escuro", publicado em 1961. O segundo ensaio analisa os contos de "Laços de família" e "Legião estrangeira", destrinchando todos os contos dos dois livros e revelando a estrutura que perpassa toda a obra. Muito bom! O terceiro ensaio, sobre "A paixão segundo G.H" é muito interessante, pois o escritor utiliza os recursos estilísticos da autora no seu texto, mostrando, na prática, os pontos que quer destacar.

A quarta parte é integrada por seis crônicas escritas por Affonso Romano De Sant'Anna com recordações da Clarice ou sobre os textos dela.

A quinta parte é constituída pela entrevista concedida pela Clarice Lispector no Museu da Imagem e do Som, em 1976, a Marina, ARS e João Salgueiro, que permite que se conheça mais um pouco da Clarice.


Boa leitura!

Com Clarice - Marina Colasanti e Affonso Romano De Sant'Anna, Editora Unesp, 2013

José FRID

Nenhum comentário: