terça-feira, 1 de abril de 2014

Mundo animal e outros contos - Antonio Di Benedetto


Antonio Di Benedetto in "Mundo animal e outros contos", Editora Globo, 2008, tradução de André de Oliveira Lma


Faz tempo que eu não lia um conto tão instigante quanto "É superável". Em pouco mais de seis páginas surpresas e mais surpresas, um domínio total da escrita. Ponto alto do livro, que começa bem com "Borboletas de Koch", passa por "Ninho nos ossos" - muito imaginativo, chega a "Cavalo no salitral" - triste e lindo conto, "Falta de vocação" - os perigos da imaginação e da escrita, fechando com chave de ouro com o conto" O juízo de Deus".



O livro é composto por contos de três livros de Benedetto: Mundo Animal (1953), Grot (ou Contos claros) (1957) e O carinho dos tontos (1961). Não há identificação a que livro cada conto pertence, mas aqueles com referências explícitas a animais, os primeiros 16 contos, devem ser do primeiro livro.

"Borboletas de Koch" é interessante, relato de confusas observações da natureza.

"É superável" é fantástico, a vida de um ser do nascimento à morte e mais além, outras vidas e outras mortes, mas não o fim, com transformação em outros seres  - consciência da própria morte!

"Cavalo no salitral" é triste e lindo, a reciclagem na natureza.

"Falta de vocação" é um bom conto sobre ter-se imaginação e o ato de escrever. A imaginação pode ser perigosa!

"O juízo de Deus" fecha com galardio o livro, um ótimo conto de suspense, como as pessoas podem se enganar por tirarem conclusões precipitadas.

Entretanto, nem tudo é de grande qualidade, ao meu ver. "O carinho dos tontos" é longo e tedioso, versando sobre a culpa feminina da traição...envelheceu? Alguns dos contos de "O mundo animal" são desinteressantes, tais como "Reduzido", um cachorro de sonho, "Em vermelho de sangue", ratos e mais ratos, etc. 

Mas os cinco contos destacados acima valem o livro!

Leia aqui no blog trechos destacados do livro.

Boa leitura!

José FRID


Nenhum comentário: