segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ausência


Hei de edificar a vasta vida
que mesmo agora é teu espelho:
toda manhã hei de reconstruí-la.
Desde que te afastaste,
tantos lugares se tornaram inúteis
e sem sentido, como
luzes no dia.
Tardes que foram nicho de tua imagem,
músicas em que sempre me esperavas, 
palavras daquele tempo, 
eu terei que quebrá-las com minhas mãos.
Em que profundezas esconderei minha alma
para que não enxergue tua ausência
que como um sol terrível, sem ocaso,
brilha definitiva e impiedosa?
Tua ausência me cerca
como a cordo o pescoço,
o mar em que se naufraga.


Jorge Luis Borges in "Fervor de Buenos Aires", 1923, Primeira Poesia, Companhia das Letras, 2008, tradução de Josely Vianna Baptista

(Corrigi a última linha, para ficar mais parecido com o original)

Nenhum comentário: