quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Diário do clima - Sônia Bridi




O livro é quase um "diário" sobre as filmagens realizadas pela jornalista e seu marido - encarregado das filmagens e fotografias - para uma séria de reportagens sobre as mudanças climáticas devidas ao aquecimento global, a serem apresentadas no Fantástico.

Ela narra as peripécias das viagens - Bolívia (La Paz e Salar de Uyuni), Peru (Cusco e Machu Picchu), Paris, Londres, Veneza, Colorado, Nova York, Green Belt, Groenlândia, Islândia, Tocantins, Tanzânia (Kilimanjaro), Butão, China, Vanuatu, Austrália e Amazônia - realizadas em 2010, detalhando os problemas e dificuldades para realizar as reportagens, culminando com a caminhada até o topo do Kilimanjaro, maior montanha da África e uma das maiores do mundo.

É estarrecedor o derretimento das geleiras em todo mundo, consequência do aquecimento global, o que, por sua vez, agrava ainda mais os problemas por deixar de refletir os raios solares e aquecer as rochas e terrenos. O futuro será quente e seco, na maioria das regiões, com variações extremas das condições climáticas.

A autora é boa jornalista, conseguindo prender a atenção do leitor ao longo de todos os textos, ora dando depoimento pessoal, ora fazendo o contexto social do local visitado, as dificuldades técnicas, etc.

Um defeito do livro é ter poucas fotos, mas é explicável porque  está ligado às imagens da série de reportagem, que a Globo deve vender em DVD. Outro é que acaba de repente: depois do longo texto com a subida do Kilimanjaro, as outras viagens são citadas de forma muito abreviada, como se tivesse sido imposto um limite de páginas para o livro.

Recomendo a leitura!

José FRID

Nenhum comentário: