sábado, 19 de dezembro de 2015

In Erundina We Trust!

Véspera de viagem de férias, preciso fechar um transfer do aeroporto para a cidadezinha praiana, quatro, cinco horas de estrada. Dias antes, entrei em contato por email com mil agências especializadas na função. Ninguém respondeu. O que faço? Menos de vinte e quatro horas da viagem e ainda estou a pé: perderei a diária já paga, terei que arrumar onde pernoitar, um prejuízo grande e grandes serão as reclamações da mulher. Percorro os sites pesquisados à procura de telefones, mas a maioria apresenta um "entre em contato conosco", que vira email, o que não resolve, pois tenho urgência. Não consigo localizar um telefone fixo – em total extinção na região, só celulares OI ou TIM. Como irá custar uma grana preta a ligação celular interestadual, continuo procurando. Páginas e páginas depois, acho uma agência na cidade vizinha com celular VIVO. Explico meu problema, a moça diz que pode resolvê-lo, tem um carro disponível, mas precisaria receber adiantado. Como pagar adiantado  se não conheço a agência? Ela diz que também não me conhece, qual a garantia de eu estar no aeroporto na hora marcada? Dou o número do voo, mas não adianta. Acertamos um sinal de metade do valor, nem para mim, nem para ela, dois desconhecidos reciprocamente desconfiados. Nova novela: o sinal não pode ser pago no cartão, só com depósito em conta, cujos dados mandará por email. Gelo: esse email nunca chegará. Insisto que ela passe os dados na hora, garanto-lhe que anotarei tudo corretamente. Ela não refresca, normas da casa. Persisto: esse email vai chegar mesmo? Conto a minha experiência com os mil emails enviados, até agora sem resposta. Ela diz que mandará já, pede meu email, está mandando, chegou!

Corro para o banco - sou antigo, ainda vou a banco, digito os dados e a máquina pede para eu confirmar os dados: agência correta, conta OK, nome: Erundina S... P.... Erundina? Releio o email: MV Turismo. Erundina? Golpe? Aborto a transferência, saio do banco para ligar para a viva mulher, pois as normas bancárias não permitem o uso do celular, tenho cara de assaltante. A gentil moça explica que o depósito tem que ser feito na conta dela para transferência imediata ao motorista. Confiar na Erundina? Faltam dezoito horas para meu desembarque. Lembro da prefeita Erundina, hoje deputada federal, mulher de caráter íntegro, dos poucos políticos que não enriqueceram, até por isso saiu do PT. Erundina  é da Paraíba, será que o nome é comum na região, no Nordeste inteiro? Resolvo confiar na deputada e deposito o sinal. Tudo confirmado, o motorista aguardará com uma placa com meu nome. Serei famoso ao menos uma vez na vida!

Dia seguinte, nove horas, aterrizo sonolento no aeroporto nordestino, mas estou confiante que Erundina e seu partido, digo, sua equipe me levará confortavelmente para o idílico paraíso. Pego as malas, saio no desembarque e ..... ninguém me espera! Nada de placa com meu nome... esses políticos! Minha alma paulistana impele-me a sacar imediatamente o celular para ligar para a picareta empresa, mas minha santa mulher pede que eu espere, pois precisa conferir um quiosque de produtos regionais ali perto. Mulheres! Bufo, mas concordo com ela e guardo a arma no bolso. Relaxo um pouco, vou dar um voto de confiança para essa Erundina. Quem sabe o motorista seja baiano ou o cearense padeça do mesmo mal. Seguro minha ânsia paulistana observando o aeroporto. Olho ao redor e vejo placas de várias empresas, de outros famosos turistas, mas nada do meu nome. Reparo, no meio do salão, em um casal que está de costas para mim e conversa com alguém com placa na mão. Chego a ficar com inveja boa: turistas felizardos! Isso é que dá em acreditar em políticos... Minha mulher retorna de mãos abanando, ainda não deve ter acordado, e pergunta-me sobre nosso motorista. Digo-lhe que vou ligar na agência. Saco o celular e .... o felizardo casal se afasta cabisbaixo descobrindo o meu doce nome!

In Erundina We Trust!

José FRID

(Depois descobri que a Erundina da agência recebeu exatamente o nome da prefeita, homenagem do pai que estava em São Paulo na época da sua eleição e início de governo)

Nenhum comentário: