quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Café com Lucian Freud - Um retrato do artista


Deliciosa biografia do famoso pintor germano-inglês, de origem judaica, neto do Freud. escrita por um jornalista que se tornou muito próximo do artista, participando de inúmeros cafés da manhã com ele, origem do título do livro.

O fato do autor ser amigo e, mais que isso, fã ardoroso, do pintor influi um pouco no texto do livro, a maioria das vezes positivamente. Ele não esconde os defeitos do Lucian Freud, sua dificuldade de relacionamento com os pais, principalmente sua mãe, com as pessoas em geral e, principalmente com as mulheres.

Ele faz uma boa análise dos principais quadros, contextualizando a sua execução, quem era o modelo pintado, quando, como, etc. O livro contém muitas fotos dos quadros citados, o que permite ao leitor verificar imediatamente o que está lendo. Outras obras necessitam do apoio da internet.

A obra de Lucian Freud foi muito influenciada pelo seu envolvimento com inúmeras mulheres, e até homens, que tornaram-se musas do pintor. O autor analisa cada um dos relacionamentos estáveis principais e sua relação com as obras produzidas em cada período, dissecando o estado psicológico do pintor, das musas, etc.

Obra imperdível! Leiam!!

(Publiquei aqui no blog alguns trechos do livro. Leia!)

José FRID

Nenhum comentário: