quinta-feira, 10 de março de 2016

Um processo de escrita


Em entrevistas, Clarice costumava explicar como se dava seu processo de escrita, basicamente em duas etapas:

"Quando eu estou escrevendo alguma coisa, eu anoto, a qualquer hora do dia ou da noite, coisas que me vêm. O que se chama inspiração, né? Agora, quando eu estou no ato de concatenar as inspirações, aí eu sou obrigada a trabalhar diariamente."

Na fase inicial da escrita, portanto, Clarice anotava "inspirações", isto é, ideias e frases que lhe vinham prontas. Quando chegava a um volume de material satisfatório, a escritora partia para a segunda etapa de criação – concatenava as "inspirações". Se a primeira fase poderia demorar meses ou anos, o momento seguinte era de trabalho ininterrupto. Assim, os manuscritos de A hora da estrela. depositados no IMS refletem as etapas da criação clariciana, na medida em que esses documentos apresentam tanto as "inspirações" de Clarice, quanto textos mais desenvolvidos, produtos daquela concatenação.


Fábio Frohwein in "Inspirações ou notas?" http://www.claricelispectorims.com.br/Ims

Nenhum comentário: