quinta-feira, 23 de março de 2017

Felicidade...

Gravar entrevista? Pode sim. Senta aqui do meu lado, assim não atrapalha meu trabalho. Tá gravando? Pode perguntar... Dizem por ai que sou gordo e feliz? Feliz sim, gordo não, pelo amor de deus. Cheinho, forte, pode ser. O que é ser gordo, diz pra mim. Ter sobrepeso? Barriga? Cara redonda? Braços roliços? Não, pra mim gordo é quem se sente gordo, obeso, inchado, quem não pode fazer as coisas que quer. E eu não me sinto assim não. Tenho barriga, sim, mas só barriga, mais nada, uma barriguinha saudável, nem atrapalha, consigo dar laço nos meus sapatos. Sou é grande, largo, mamãe que fez assim. Toda a minha família tem cara redonda, sinto nos dedos. Família lua cheia, sabe? Caminho muito, devagar e sempre, mas vou pra todo lado com minha bengala, o que muita gente não faz. Ando daqui até a Augusta, subo até a Paulista. Feliz? Sim, feliz com meu corpo e com minha vida. Dentro do possível, né. Podia ser mais feliz, claro, ganhar na loteria, estudar mais, ter outro emprego, mas também poderia ser menos, ser infeliz, como muitos que encontro por aí, jogados na rua... Poucos têm uma mulher como a minha, maravilhosa, filhos legais, amigos... Tem um povo que fica ali, do outro lado da rua, gritando e batendo na bíblia, falando de demônio, essas coisas, esse povo só pode ser infeliz, muito infeliz. Também são infelizes o que ficam pedindo para as ciganas do viaduto ler a sorte... Quem quer saber do futuro não está feliz com a vida, quer ver mudanças, quer saber se vem felicidade pela frente, não é mesmo? Ainda bem que as adivinhas sempre dizem coisas boas para os clientes, que vai aparecer o príncipe encantado, um emprego novo, essas baboseiras, senão seria uma chuva de gente caindo do viaduto nos carros lá embaixo... O que é felicidade pra mim? Complicado... Uma vez escutei num dicionário que felicidade seria "um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo, significando bem-estar espiritual ou paz interior", se não me falha a memória. Minha memória é muito boa, presto atenção e gravo tudo. Memória de elefante, dizem. Não gosto dessa frase, pois fico sem saber se é elogio sincero ou deboche. O povo é cruel, um bando de hienas, aproveita qualquer falha nossa para atacar. O elefante é um bicho grande, já pus a mão num deles no zoológico, lembro bem, mais alto que minha mão esticada, largo, não dá para abraçar, maciço, vigoroso, uma pata imensa, tromba grossa, esquisita... Queria tocar a girafa, o hipopótamo, mas não deixaram... Felicidade? Pois bem, a definição começa com um estado durável... Logo não é permanente, constante, eterna. Com isso eu concordo, eu e o Lupicínio, que canta que a felicidade foi-se embora... Acho que a gente é feliz e nem sabe. Quando acaba a felicidade é que a gente percebe que era feliz... O dicionário fala em estado de plenitude e de satisfação, que todo mundo sabe o que é. Come bem e fica satisfeito, trepa e fica satisfeito, bebe bem e fica satisfeito, dorme bem e fica satisfeito... A definição diz que a felicidade transforma sofrimentos e inquietudes em contentamento, em alegria. Ora, então felicidade é uma máquina que transforma sofrimentos em alegrias. Todo mundo quer, mas não tem pra vender!  Cada um tem que inventar a sua própria máquina. O cara feliz é alegre. Sou feliz, sou alegre. Quem olha para mim, aqui no trabalho, talvez não veja alegria em mim, pelo contrário, só vê tristeza, dor... Ledo engano, sou um cara taciturno, mas sou muito alegre. Gosto de palavras difíceis, viu. Ledo engano é uma delas, escutei aqui na rua, o computador disse que era um engano que a pessoa faz pensando que está fazendo certo. Quantos a gente não faz, né? Ledo engano. E taciturno é bonito, escutei num livro e no dicionário: "aquele que por natureza fala pouco, que denota melancolia, que inspira sentimentos lúgubres ou macabros, que tem mau humor". Ledo engano, só falo pouco, só isso. Não agora, né, estou falando pra burro. Aqui no trabalho fico quietinho, no meu canto, fico só na minha, taciturno. Faz parte do meu show, como canta o Cazuza. Quem me vê pensa logo em infelicidade, e ver a infelicidade do outro é desagradável, machuca, aí tentam compensar, minha mão tá ali, esticada, pronta... Saem felizes, achando que sou infeliz. Ledo engano. Como canta o Seu Jorge, "felicidade é viver na sua companhia, felicidade é estar contigo todo dia, felicidade é sentir o cheiro dessa flor, felicidade é saber que eu tenho seu amor...", conhece a música, não? E ele ainda diz que "felicidade, é acordar do seu lado, tomar um café reforçado, depois sair pra correr com você..." Porra, assim sou feliz para caralho, tenho minha casinha, minha nega chamada Tereza, como a do Jorge Bem, meus filhos, meus amigos, vivo em paz, que mais eu quero? Talvez correr, mas andar tá bom... A música também diz que "felicidade é num fim de semana, curtir uma praia bacana, um pôr do sol de arrasar..." Gosto muito de praia cheia de gente, músicas, crianças brincando, o marulhar das ondas do mar, os vendedores ambulantes gritando seus produtos, cervejinhas, pastéis, camarões... Agora, pôr do sol não é pra mim, não vejo graça nele, entende, não? O Janeci canta a felicidade também, conhece o cara, não? Sou muito musical, todo ouvidos como diz meu filho mais velho. "Melhor viver, meu bem, pois há um lugar em que o sol brilha pra você, chorar, sorrir também e dançar, dançar na chuva quando a chuva vem...", já dançou na chuva? Muito bom, muito bom, adoro andar na chuva, gostaria de pular nas poças, mas não consigo vê-las... Ele completa que "tem vez que as coisas pesam mais, do que a gente acha que pode aguentar, nessa hora fique firme, pois tudo isso logo vai passar..." Ledo engano, nem tudo passa, passa não, a gente tem que viver assim mesmo, transformar o sofrimento em alegria, não é mesmo? Eu faço isso, é meu lema, não deixo o sofrimento ficar grande, corto logo, as dores também, alegria, alegria. "Você vai rir, sem perceber, felicidade é só questão de ser, quando chover, deixar molhar, pra receber o sol quando voltar...", minha voz é boa, acho que vou ser cantor, não pareço o Steve Wonder? O sol sempre volta. Isso é uma verdade. E felicidade é questão de ser feliz e sou, mesmo sendo gordo, cego, pobre... Porra, alguém cuspiu na minha mão!


José FRID

Nenhum comentário: