quarta-feira, 26 de abril de 2017

A amada - Leonora Carrington (Conto surrealista)

                                              
Num fim de tarde, passando por uma rua estreita, eu roubei um melão. O fruteiro, que estava escondido atrás de seus frutos, agarrou-me pelo braço e disse-me: "Senhorita, eu estive esperando por uma ocasião como esta por quarenta anos. Eu passei quarenta anos escondido atrás desta pilha de laranjas com a esperança de que alguém roubaria um fruto de mim. Eu lhe direi o porquê; preciso falar, preciso contar minha história. Se você não escutar, eu entregarei você à polícia. "

"Vou ouvir", eu disse. Sem me deixar ir, ele levou-me para o interior da loja, entre frutas.

Sem me deixar ir, levou-me para o interior da loja, entre frutas e legumes. Fechamos uma porta mais distante e alcançamos uma sala onde havia uma cama na qual estava deitada uma mulher imóvel e provavelmente morta. Pareceu-me que ela tinha estado ali por um longo tempo, visto que a cama estava coberta com ervas.

"Eu a rego todos os dias", disse o homem com um ar pensativo. "A 40 anos que não tenho conseguido saber se ela está morta ou não. Ela nunca se moveu, nem falou, nem comeu durante esse tempo. Mas a coisa curiosa é que ela permanece quente. Se você não acredita em mim, olhe."

O homem ergueu um canto da tampa,  que me permitiu ver muitos ovos e alguns pintinhos recém-nascidos.

"Como você percebe," ele disse, "eu incubo ovos aqui. Eu também vendo ovos frescos. "

Cada um de nós sentou-se em um lado da cama e fruteiro começou a contar sua história.

"Acredite em mim; Eu a amo tanto! Eu tenho sempre a amado! Ela era tão doce! Tinha pequenos e ágeis pés brancos. Gostaria de vê-los?

"Não", respondi.

"Finalmente", ele continuou, depois de exalar uma respiração profunda, "ela era tão linda! Meu cabelo era loiro; Os dela, magnificamente pretos! Agora, ambos temos cabelos brancos. Seu pai era um homem extraordinário. Ele tinha uma mansão no campo. Ele era um colecionador de costeletas de cordeiro. Por isso nós chegamos a nos conhecermos. Eu tenho uma certa habilidade em secar a carne com um olhar. Mr. Pushfoot (como ele era chamado) ouvira sobre mim. Ele convidou-me para sua casa com o intuito de secar suas costeletas para salvá-las do apodrecimento. Agnes era sua filha. Nós nos amamos desde o primeiro momento. Nós partimos em um barco pelo Sena. Eu remava. Agnes me disse: "Eu te amo tanto que só vivo para você." Respondi-lhe com as mesmas palavras. Acredito que é meu amor que a mantém aquecida, talvez esteja morta, mas o calor persiste".

Depois de uma breve pausa, com um olhar ausente, ele prosseguiu: - "No próximo ano vou cultivar alguns tomates; não me surpreenderia se eles crescessem bem lá dentro ... Tornou-se noite, e eu não sabia onde passaríamos nossa noite de núpcias. Agnes tinha se tornado muito pálida, por causa da fadiga. Finalmente, mal tínhamos deixado Paris para trás,  quando vi uma pousada que faceava o rio. Amarrei o barco e caminhamos em direção a um terraço obscuro e sinistro. Havia dois lobos lá e uma raposa, que começaram a andar ao redor de nós. Não havia mais ninguém ... Bati e bati na porta, do outro lado da qual prevaleceu um silêncio terrível. – 'Agnes está cansada! Agnes está muito cansada! ', Gritei com toda a força que pude. Finalmente, a cabeça de uma velha senhora apareceu na janela e disse: 'Eu não sei de nada. O senhorio aqui é a raposa. Deixe-me dormir. Você está me incomodando.' Agnes começou a chorar. Não havia outro remédio senão dirigir-nos à raposa. "Você tem camas?" Eu perguntei várias vezes. Ninguém respondeu: ele não sabia como falar. E novamente a cabeça, mais velha do que a outra, mas que agora descia lentamente pela janela amarrada ao final de um pequeno cordão. 'Dirija-se aos lobos; eu não sou o senhorio aqui. Deixe-me dormir! Por favor!' Eu entendi que aquela cabeça era louca e eu não tinha coração para continuar. Agnes continuava chorando. Eu andei em torno da casa algumas vezes e, finalmente, eu fui capaz de abrir uma janela, através do qual entramos. Então nós nos encontramos em uma cozinha com um teto alto; sobre um grande forno aquecido pelo fogo estavam alguns legumes que cozinhavam e pularam na água fervente, uma coisa que muito nos divertiu. Comemos bem e depois nos deitamos no chão. Eu tinha Agnes em meus braços. Não dormimos. Aquela cozinha terrível continha todos os tipos de coisas. Muitos ratos tinham enfiado a cabeça fora de seus buracos e depois cantaram com gritantes e desagradáveis ​​pequenas vozes. Odores imundos se expandiam e diminuíam um após o outro, e havia correntes de ar. Creio que foram as correntes de ar que acabaram com a minha pobre Agnes. Ela nunca se recuperou. A partir desse dia, cada vez ela falava menos. . . "

Leonora Carrington, tradução de José FRID.

Original disponível em Biblioklept, acessado em 20/04/2017

Nenhum comentário: