sábado, 7 de julho de 2018

CARA DE LADRÃO

Manhã de segunda-feira. Cidade funcionando à meia-carga, metrô vazio: jogo da seleção às 11 horas. O trem para na estação São Bento. Dirijo-me rápido às escadas rolantes de acesso ao Vale do Anhangabaú, lugar cheio de ladrões...
Escolho uma delas, pego o lado esquerdo, o lado direito está ocupado por lerdos e cansados. Vou escalando rápido os degraus móveis, tenho pressa, estou atrasado, como sempre.
Uma mulher segurando uma criança no colo sai da direita e interrompe  bruscamente minha ascensão. Paro e levanto a cabeça: uma mocinha de seus dois anos olha para mim com curiosidade. Olhos grandes, boquinha de desenho animado, duas chuquinhas nos cabelos.
Adoro criança. Sorrio para ela, que não retribui. Faço uma careta divertida mexendo olhos e boca, mas ela só olha, atenta. Outra careta, agora incluindo sobrancelhas e testa: ganho um largo sorriso. Sorrimo-nos. Ela, interessada, tenta se acomodar melhor sobre o ombro da mãe. A até agora imóvel senhora também se ajeita à filha, e no movimento percebe que tem alguém atrás delas. Ela olha de esguelha para mim e imediatamente apalpa o celular no bolso traseiro da calça. Fica aliviada, mas sobe um degrau. Tenho cara de ladrão!
Você não gosta de mim, mas sua filha gosta.....
José FRID

Nenhum comentário: