quarta-feira, 8 de agosto de 2018

O vício do celular.....

Oi pessoal,
Nas últimas semanas, tenho tentado algo novo. Meu terapeuta, que tem 70 anos e vê telefones celulares como pequenos e satânicos tijolos de bolso, pediu que, quando eu me encontrasse ociosa - em uma escada rolante, por exemplo, ou esperando por um ônibus - eu mantivesse meu celular na minha bolsa e tentasse lembrar como eu passava o tempo antes que os celulares fossem triviais. Como meu terapeuta se parece muito com minha mãe e eu faria qualquer coisa para agradá-la (o que provavelmente significa que preciso de um segundo terapeuta para discutir meu relacionamento com meu primeiro terapeuta), tenho tentado seguir seu decreto.
Amigos, é insuportável, agonizantemente humilhante o quão difícil é essa tarefa para mim. Meus dedos tremem.  Meus olhos se contorcem. Eu me encontro acariciando meus bolsos traseiros apenas para sentir a forma do meu celular. Um mês atrás, eu não teria visto alguém jogar um videogame se você tivesse me pago, mas eu estou me pegando esticando meu pescoço para ter um vislumbre do jogo de Candy Crush. Eu sou como um ex-fumante ansiando  por uma baforada de um Marlboro de um passante.
Mas também estou me vendo percebendo coisas. Às vezes é horrível, e eu anseio pelo meu celular - ontem eu vi uma barata comendo um pirulito na Penn Station e quase desisti de todo o experimento (e também de sair do meu apartamento novamente). Mas, às vezes, perceber coisas novas é maravilhoso: um garoto de 7 anos pegando e tirando seus óculos novos e rindo de como o mundo se tornou claro. Uma pequena igreja ortodoxa russa com cúpulas de cebola entre dois escritórios de advocacia. Glórias da manhã crescendo na plataforma F do trem.
Então, muito parecido com essas improváveis glórias matinais, estou tentando cultivar a paciência em 2018.

Liz Watson, editora de projetos especiais, in "Lenny"
(Tradução livre de José FRID)

Nenhum comentário: