sábado, 9 de março de 2019

Método de trabalho....

Quanto ao meu método de trabalho, é bastante consistente com o que estou dizendo agora. Eu nunca sei o quanto vou ser capaz de escrever ou sobre o que vou escrever. Espero pensar em algo e, quando surgi com uma ideia que considero boa o suficiente para escrever, começo a repassá-la em minha mente e deixo que ela continue amadurecendo. Quando está terminada (e às vezes muitos anos passam, como no caso de  Cem Anos de Solidão que eu pensei por dezenove anos) - repito, quando ela terminar - então eu me sento para escrevê-la, e é aí que começa a parte mais difícil e a parte que mais me aborrece. Porque a parte mais deliciosa de uma história é pensar nela, arredondá-la, virando-a de novo e de novo, de modo que quando chega a hora de sentar e escrever, não interessa muito a você, ou pelo menos não me interessa muito, a ideia que tem sido revolvida.  

Gabriel Garcia Márquez in Eu não estou aqui para fazer um discurso.

Nenhum comentário: