segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Duas páginas de Saramago.....

Quando estou ocupado com uma obra que exige continuidade, um romance, por exemplo, escrevo todos os dias. Claro, estou sujeito a todos os tipos de interrupções em casa e interrupções devido a viagens, mas fora isso, sou muito regular. Eu sou muito disciplinado. Não me obrigo a trabalhar um certo número de horas por dia, mas exijo uma certa quantidade de trabalho escrito por dia, que geralmente corresponde a duas páginas. Esta manhã escrevi duas páginas de um novo romance e amanhã escreverei mais duas. Você pode pensar que duas páginas por dia não é muito, mas há outras coisas que devo fazer - escrever outros textos, responder a cartas; por outro lado, duas páginas por dia somam quase oitocentas por ano.


No final, sou bastante normal. Não tenho hábitos estranhos. Eu não dramatizo. Acima de tudo, não romantizo o ato de escrever. Não falo sobre a angústia que sofro em criar. Não tenho medo da página em branco, do bloqueio do escritor, de todas essas coisas que ouvimos sobre os escritores. Não tenho nenhum desses problemas, mas tenho problemas como qualquer outra pessoa que faz qualquer outro tipo de trabalho. Às vezes as coisas não saem como eu quero, ou simplesmente não saem. Quando as coisas não saem tão bem como eu gostaria, tenho que me resignar a aceitá-las como estão.  


[...]


Assim que chego ao final da obra, releio todo o texto. Normalmente, nesse ponto há algumas alterações - pequenas alterações relacionadas a detalhes ou estilo específicos, ou alterações para tornar o texto mais exato - mas nunca as principais. Cerca de noventa por cento do meu trabalho está na primeira escrita que faço, e isso permanece como está. Não faço o que alguns escritores fazem - isto é, escrever um resumo de vinte páginas da história, que é então transformado em oitenta páginas e depois em duzentas e cinquenta. Eu não faço isso. Meus livros começam como livros e crescem a partir daí. No momento, tenho cento e trinta e duas páginas de um novo romance, que não tentarei transformar em cento e oitenta páginas: eles são o que são. Pode haver mudanças nessas páginas, mas não o tipo de mudanças que seriam necessárias se eu estivesse trabalhando em um primeiro rascunho de algo que acabaria por assumir outra forma, seja em comprimento ou conteúdo. As alterações feitas são aquelas necessárias para melhorias, nada mais.  



Nenhum comentário: