segunda-feira, 22 de março de 2021

Sinceridade na literatura...

James Wood e outros críticos elogiaram sua escrita por sua sinceridade. Como você define sinceridade na literatura? É algo que você valoriza especialmente?


Para mim, é o tormento e, ao mesmo tempo, o motor de todo projeto literário. A pergunta mais urgente para um escritor pode parecer: Que experiências tenho como material, que experiências me sinto capaz de narrar? Mas isso não está certo. A questão mais urgente é: qual é a palavra, qual é o ritmo da frase, que tom melhor se adapta às coisas que eu sei? Sem as palavras certas, sem longa prática em colocá-las juntas, nada sai vivo e verdadeiro. Não basta dizer, como fazemos cada vez mais, esses eventos realmente aconteceram, é minha vida real, os nomes são os reais, estou descrevendo os lugares reais onde os eventos ocorreram. Se a escrita for inadequada, pode falsificar as verdades biográficas mais honestas. A verdade literária não é a verdade do biógrafo ou do repórter, não é um relatório policial ou uma sentença proferida por um tribunal. Não é nem mesmo a plausibilidade de uma narrativa bem construída. A verdade literária é inteiramente uma questão de palavras e é diretamente proporcional à energia que alguém é capaz de imprimir na frase. E quando funciona, não há estereótipo ou clichê da literatura popular que resista. Reanima, revive, sujeita tudo às suas necessidades.


Entrevista de Elena FerranteSandro Ferri E Sandra Ferri, The Paris Review, edição 212, primavera de 2015

Nenhum comentário: