sábado, 10 de julho de 2021

O "EU" do escritor....

(...)

Numerosos amigos, numerosos leitores julgam que me refiro a mim mesmo quando digo "eu". Mas não sou eu o tema daquilo que escrevo, e sim determinadas angústias passageiras, ou alegrias igualmente condenadas, que descubro no coração ou no próprio vento. Ninguém jamais pensou em se preocupar com a situação pessoal de um fotógrafo que fixasse uma cena de incomparável infelicidade. Quando consulto o meu coração como as crianças consultam o búzio, o que ouço é a vibração do mar; e não do búzio. É a vida de cada um que se revela sem máscara; e se quem sofre indizivelmente consegue dizê-lo, já a amargura não é indizível, e já nos encontramos num plano mais claro. É o que sempre espero: que, quando digo "angústia", todos leiam "esperança".

José Carlos Oliveira in O Búzio

Nenhum comentário: