segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Exercício de escrita.....

É um conselho dado pelo romântico alemão Ludwig Börne. "Por três dias sucessivos, force-se a escrever, sem desnaturalizar ou hipocrisia, tudo que cruza sua mente. Escreva o que você pensa sobre si mesmo, suas esposas, Goethe, a guerra turca, o Juízo Final, seus superiores, e você ficará estupefato ao ver quantos novos pensamentos surgiram. É isso que constitui a arte de se tornar um escritor original em três dias ".

Eu continuo a encontrar este excelente conselho. Ainda hoje, quando não estou trabalhando em nada, levo um caderno e, por algumas horas por dia, vou escrever o que vier, sobre minha vida, minha esposa, as eleições, tentando não me censurar. Esse é o problema real, obviamente - "sem desnaturalizar ou hipocrisia". Sem ter medo do que é vergonhoso ou do que você considera desinteressante, não é digno de ser escrito. É o mesmo princípio por trás da psicanálise. É tão difícil de fazer e vale a pena, na minha opinião. Tudo o que você acha que vale a pena escrever. Não necessariamente vale a pena manter, mas vale a pena escrever. E, fundamentalmente, é isso que grande parte da literatura tenta fazer - reproduzir o fluxo do pensamento. Bem, pelo menos, a literatura que eu mais amo - Montaigne, Sterne, Diderot. . .

Emmanuel Carrère in The Paris Review

Nenhum comentário: