segunda-feira, 16 de maio de 2022

O que torna uma obra de arte bonita? What makes a work of art beautiful?

Nossa longa análise de "My First Goose" deve nos sugerir que um bom conto é, entre outras coisas, um sistema altamente organizado . Suas partes se sentem conectadas umas às outras. Há muito pouco desperdício ou aleatoriedade. Muitas decisões foram tomadas ao longo do caminho, por diferentes meios, algumas conscientes, outras não. Parece carregado de intenção, cheio de direção. Não necessariamente sabe o que é, mas não vai se contentar em ser, bem... menos coerente (organizado) do que poderia ser.

Agora, isso é diferente de dizer que tudo foi planejado. Pelo contrário – uma boa história também parece espontânea, selvagem, sem roteiro. Parece estar surgindo na frente da escritora enquanto ela trabalha. Sentimos a escritora se surpreendendo, sendo educada e guiada por sua própria obra de arte. E, no entanto, quando olhamos de perto (e lentamente, como temos feito), não podemos deixar de notar alguma qualidade misteriosa que parece muito com a inteligência correndo por ela.

A revisão, então, pode ser pensada como um sistema para obter mais organização no pequeno sistema que é a nossa história.

Agora, é um pouco nebuloso, essa noção de "mais organização". Conhecemos um sistema de alta organização quando vemos um. Nós sentimos isso. Mas é difícil articular com precisão as qualidades de um sistema de alta organização. (Dizer "injete mais organização" não é tão diferente, na verdade, de dizer "Faça melhor ." O que é um bom conselho, mas não muito útil.)

George Saunders

Nenhum comentário: