quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

É uma predileção humana, não é? — nossa tendência de ver, e de desejar ver, o que projetamos para fora, sobre o universo, a partir de nossas próprias almas?

Eu gostaria de saber como responder a isso. Tendo concluído um romance saturado com o que Jung chama de experiência de Deus, descubro que sei menos do que nunca sobre mim mesmo e sobre minhas próprias crenças. Tenho crenças, é claro, como todo mundo — mas nem sempre acredito nelas. A fé vem e vai. Deus difrata numa desconcertante plenitude de elementos – o ambiente, o amor, os amigos e a família, a carreira, a profissão, o "destino", a harmonia ou desarmonia bioquímica, quer o céu seja cinzento-ardósia ou de um azul brilhante e hipnotizante. Esses elementos então se fundem novamente em algo aparentemente unificado. Mas é uma predileção humana, não é? — nossa tendência de ver, e de desejar ver, o que projetamos para fora, sobre o universo, a partir de nossas próprias almas? Espero continuar a escrever sobre a experiência religiosa, mas neste momento sinto-me bastante esgotado, bastante esgotado. E tão perplexo como sempre.

Nenhum comentário: