quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Mais respeito, seu Lulla!

COMENTÁRIO DA NOTÍCIA ABAIXO: SE A MARGARET TEACHER OU O HELMUT KOHL TIVESSEM MONTADO UM ESQUEMA DE MENSALÃO IGUAL AO DO LULLA, SEUS GOVERNOS CAIRIAM NA HORA!

SEMPRE É BOM LEMBRAR QUE A MARGARET TEACHER NÃO DISSE QUE "NÃO SABIA DE NADA", QUE FOI "TRAÍDA" OU ABAIXOU A CABEÇA PARA OS ARGENTINOS COMO O LULLA FEZ COM O EVO MORALES! ASSUMIU TODAS AS RESPONSABILIDADES DO SEU CARGO!


José FRID

(Ricardo Noblat)

"Lula está zoando com a cara da gente.
Vocês lembram do que ele disse ontem quando provocado por jornalistas sobre a reforma da Constituição na Venezuela que permitirá a reeleição indefinida do presidente Hugo Chávez?

Ele disse assim:

- É engraçado. Já vi a Margaret Teacher ser eleita tantas vezes Primeira-Ministra. O Helmut Kohl (Chanceler da Alemanha entre 1982 e 1998) ficar tanto tempo. Nunca vi ninguém perguntar se vários mandatos sucessivos era ruim.

O regime de governo inglês é parlamentarista. O primeiro-ministro fica no cargo enquanto contar com a confiança da maioria do parlamento. O regime alemão também é parlamentarista.

No presidencialismo, o presidente pode ser um desastre completo e ainda assim governará por um determinado período de tempo. É razoável que seja assim, tal a soma de poderes que concentra.

Um primeiro-ministro não concentra tantos poderes. E corre o risco de perder o emprego de uma hora para a outra.
Antigamente, mas muito antigamente, os presidentes norte-americanos podiam se releger quantas vezes o povo quisesse. Isso mudou. Eles têm direito a uma única reeleição. E estão impedidos para o resto de suas vidas de voltar à presidência.

O impedimento não existe entre nós.

Lula sabe as diferenças entre os dois sistemas de governo. E conhece as razões que as sustentam.

Mesmo assim respondeu à pergunta como se fôssemos um bando de idiotas ou ignorantes.

Quando os jornalistas puxaram o assunto da reeleição sem limites no Brasil, Lula então sacou a resposta pronta que não quer dizer muita coisa:

- O Brasil não pode brincar com uma coisa chamada democracia.

Ora, a Venezuela está brincando com a democracia ao permitir a reeleição indefinida?

Se está, mas Lula não pode dizer para não ser acusado de se intrometer em assuntos de outro país, também estava dispensado de agradar Chávez comparando a situação dele com a de Teacher e a de Kohl.

É como comparar laranja com abacaxi. "

3 comentários:

Anônimo disse...

Li hoje pela manhã que o PT chegou à conclusão de que deve desistir de tentar alterar a legislação para um terceiro mandato. Na verdade, isso quer dizer que já têm candidato, provavelmente a Marta. Quanto ao nosso amigo Chavez, li também que o próximo grupo de militares brasileiros que irá ao Haiti é de soldados que atuam na amazônia. Será uma forma de treiná-los melhor em razão do crescimento armamentista da venezuela que está saltando aos olhos. Agora o problema serão nossos vizinhos que ainda acham que comunismo resolve alguma coisa.

Anônimo disse...

Temos de tomar cuidado com esses Presidentes ideólogos de esquerda (que na verdade são fanfarrões) . Eles valem-se de qualquer subterfúgio para se eternizar no poder. O Fanfarrão do Hugo Chaves é um exemplo típico disto (cultua o sanguinário do Fidel Castro , como se estivesse na guerrilha cubana da época e , depois tivesse feito parte do mesmo governo sanguinolento, com a clara intensão de eternizar no poder como sucessor de Fidel) . Temos de tomar cuidado para isto não acontecer em nosso País. O problema é a alienação cultural e proposital da massa da população humilde do País, que infelizmente só pensa nos benefícios sociais, concedidos pelo governo na forma de esmola, às custas da moral e da ética degradadas. Devemos considerar também os políticos espertalhões (citem-se, dentre vários da laia, o Jader Barbalho e o Renan Calheiros), que se elege com folga pelo voto de seu Estado, mesmo que seja cassado, pois as Regiões Norte e Nordeste são indiretamente sustentadas pelas ricas Regiões Sudeste e Sul, mas quem leva os benefícios aos Estados é o digníssimo Senador/Deputado,além ,é claro, de desviar recursos em benefício próprio, e o que interessa para aquelas humildes populações é o recurso que estes trazem aos Estados, não importando de onde vem os recursos - isso tem de mudar .

Anônimo disse...

Será que ele sabe mesmo a diferença entre parlamentarismo e presidencialismo?
Pelo que ele fala - e olha que ele fala!! - sai tanta bobagem, que eu tenho a impressão que ele não sabe a que veio.
Bom final!
Beth