segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira


O que leva uma pessoa a ler um livro depois que viu o filme nele baseado? Ainda mais que os críticos disseram que a adaptação do filme tinha respeitado fielmente o livro? Por que ler um livro do qual se conhece a história, os personagens e o final?


Porque filme é filme, livro é livro!

Acabei de ler o "Ensaio sobre a cegueira", do José Saramago. Ótimo livro! Recomendo!

A história? Os habitantes de uma cidade (um país, o mundo?) começam a ficar cegos de forma misteriosa. Uma cegueira branca: não enxergam porque os olhos estão inundados por uma claridade intensa, um "mar de leite". Como as autoridades não sabem como tratar a doença ou como ela é transmitida, começam a isolar os doentes num prédio abandonado. E os cegos ficam abandonados também, ao "deus dará". Logo surgem os conflitos entre os cegos, os mais fortes querendo explorar os outros. Paulatinamente a cidade toda fica cega, acarretando a ausência da "civilização", sem governo organizado, água, eletricidade, transportes, limpeza, comida, higiene, etc. Os homens e mulheres se revelam na confusão deflagrada pela cegueira geral.

Só uma mulher enxerga. Pior para ela!

O filme está todo lá, mas o livro tem espaço para detalhar melhor os personagens, os locais, os acontecimentos. As coisas acontecem com mais vagar, o autor divaga por temas acessórios, a forma de escrever - quase sem parágrafos, diálogos só com vírgulas, etc. - o português de Portugal, o humor do Saramago, etc. Conclusão: o livro é muito bom!

O fato de ter visto o filme não atrapalha a leitura do livro, acho que até realça seu prazer. E ver o filme depois do livro também será emocionante, conferir como os personagens foram desenvolvidos pelos atores, ver como os locais citados no livro foram imaginados pelo diretor, etc. Um complementa o outro.

Acho até que o final do filme é melhor que a parte final do livro. O Saramago divaga demais no fim do livro, o Fernando Meirelles fez bem em dar uma abreviada.

Leia o livro, veja o filme!
Veja o filme, leia o livro!

José FRID

Nenhum comentário: