terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sobre acidentalismo pessoal e na história


A senhora imaginava que chegaria aonde chegou?



Não, a minha vida nunca foi planejada, sabe? As coisas acontecem comigo quase por acaso. Nunca planejo nada. A única decisão que efetivamente tomei na minha vida foi: vou escrever o meu livro sobre Espinosa.



Esse acidentalismo da vida pessoal pode ser transferido também para a história?



As coisas que me acontecem só acontecem porque eu sou do jeito que sou; ou seja, há dados na minha própria personalidade ou na minha própria história que me levam a entrar nas coisas. Então não há acaso na história. Eu acho que frequentemente a gente não percebe os fios da necessidade, que tendem a ficar ocultos. Nesse ponto eu sou profundamente espinosista: tudo é necessário.



Marilena Chauí



Entrevista para a Revista Cult

Nenhum comentário: