Depois da viagem de Paris ao Rio de Janeiro (leia aqui), com uma paradinha em Recife para tomar uma água de coco, que tal voar com nosso "herói" de Buenos Aires a Santiago do Chile, passando pelos Andes??
Só mamando oxigênio!!!
Boa viagem!!!! Boa sorte !!! (no mês passado, agosto de 1947, caíram três aviões na rota)
José FRID
"5 de setembro de 1947
O tempo está enevoado, mas calmo. Longo vôo por sobre os pampas que, vistos pela janela do avião, parecem de um azul líquido, mar antes que campo.
De vez em quando, dou uma olhada nesse oceano de terra, que se tornou violeta, e, de súbito, vejo diante do avião uma barreira abrupta. Isso lembra a chegada a Nova York e a cadeia de arranha-céus de Manhattan dominando as águas. Mas esse obstáculo, que parece tão próximo, estava ainda a mais de cem quilômetros, pois são necessários vinte minutos para atingi-lo. Os primeiros cimos são verdes. Em seguida o avião se esgueira entre cumes nevados. Não sobrevoa os Andes, ele os escala; vai de garganta em garganta, de corredor em corredor, Ao lado de cada viajante está atado um tubo de borracha, que se comunica com uma garrafa de oxigênio dissimulada num braço do assento. Quando se aperta um botão, uma corrente gasosa, de sabor metálico, penetra na boca, um pouco fria, e vai acalmar o coração e os pulmões. É uma impressão agradável e estranha. Nenhum sentimento de temor; uma vaga beatitude.
Penso em Mermoz, que foi um dos primeiros a abrir essa estrada e que teve de experimentar uma por uma suas passagens. Às vezes pousava nessas estreitas plataformas de neve e só podia tornar a sair deixando o avião cair num precipício. Hoje em dia ainda há acidentes (três aviões se perderam no início de agosto), mas nossos passageiros nem pensam nisso. Escrevo duas longas cartas, a minha mulher e minha filha. Uma criança dormita e recusa o oxigênio que lhe oferece, com insistência, a mãe. Aquela chupeta estranha não lhe agrada. Pouco importa aliás, pois a travessia dos Andes só dura uma hora e logo descemos em Santiago."
André Maurois in "Diário de uma Viagem pela América Latina", Editora Record,
Nenhum comentário:
Postar um comentário