sábado, 14 de setembro de 2013

O Beijo - Di Cavalcanti





Nesta obra, concluída antes da viagem a Paris empreendida pelo artista em 1923, há ecos do Art Nouveau e do Simbolismo na estilização sinuosa das figuras alongadas e no tratamento do cenário decorativo e misterioso. A sensualidade das pinturas de Di Cavalcanti está presente na integração - quase verdadeira fusão - do par enlaçado em uma única forma ovalada que ocupa os primeiros planos. Os verdes, vermelhos e amarelos se contrapõem aos marrons e negros, o que prenuncia o esquema de cores típico de Di Cavalcanti.


MAC - USP 


Remete ao "O Beijo" de Klimt, onde os personagens estão na mesma posição. Seria uma posição comum de amantes e que os pintores gostavam de retratar ou Di Cavalcanti teria tomado conhecimento do quadro dele, pintado em 1908? Neste caso, por fotografias, livros, etc.?

Aposto na primeira hipótese, ou seja, os pintores sensuais (tanto Di Cavalcanti como Gustava Klimt, entre outros) registravam o beijo com a mesma composição, refletindo suas próprias experiências. (Klimt retratou-se a si e à sua amante no "O Beijo").


José FRID






Nenhum comentário: