sábado, 4 de fevereiro de 2012

Efeitos colaterais!



Depois de um frugal almoço, nada melhor que um chocolate. Entro nas Americanas atrás de uns bombons. A loja é barulhenta, pois sempre tem um CD berrando, às vezes um DVD também, quando não um locutor oferecendo as promoções do dia em altos brados. Passo por entre as gôndolas de bombons e chocolates olhando de um lado para o outro, nada atiça minhas lombrigas. Olho mais à frente uma pilha de BIS em promoção, salivo. Pego uma caixa e vou à fila.

As pessoas mais próximas de mim são dois rapazes à minha frente e duas moças atrás. A fila é lenta de propósito, para forçar os consumidores apreciarem papel de presente, cadernos, meias, pendrives, chicletes, balas, cuecas, escovas de cabelo, CD virgem, DVD de  desenho animado, carrinhos, camisinhas, sorvetes, bebidas geladas, tudo ao alcance das mãos para tomar o dinheiro dos clientes.

Um pagode animado toma conta da loja. Imagino a cena: um bando de homens com roupas semelhantes, cantando juntos, instrumentos nas mãos, balançando os corpos de um lado para o outro, um passinho para frente, outro para trás, uma coreografia simples e animada. De repente, o rapaz à minha frente recua uns dois passos. Procuro o motivo do seu movimento: o homem à sua frente leva o samba nos pés. O pagode assume um ritmo mais animado, o que induz ao rapaz mexer também os quadris. As moças atrás de mim comentam que o rapaz sabe sambar. Nova virada rítmica e ele incorpora à sua coreografia a mão direita levantada em forma de taça, revirando-a no compasso do samba. A fila ri discretamente. Ele percebe, dá uma olhadinha para trás, controla-se e para seu bailado.

Nova faixa animada do CD. O rapaz tenta controlar-se, mas logo seus pés entram no samba. Ele olha muito para a esquerda. Acompanho seu olhar até dois televisores no outro lado da loja. Seria a origem da sua coreografia? Fixo o olhar, mas é a Paula Fernandes tocando violão. O som que embala o cidadão não é dela, com certeza. Enquanto eu reparava nas duas telas, os quadris e a mão do rapaz entraram no ritmo da música. Novas risadas da turma. Logo ele percebe e, acanhado, para seu gingado.

A fila não anda, a música para. O rapaz olha sério para as pessoas atrás dele, mas todos desviam o olhar. Ele está vestido discretamente, óculos de grau com armação azul escura, cabelos com máquina um ou dois, camisa pólo escura, jeans, sapatos de couro pretos, nada que revele um pagodeiro contumaz. Outra vez o pagode toma conta da loja. Todos ficam na expectativa da dança do rapaz. Entretanto, agora ele está atento apenas aos caixas, é o primeiro da fila.

Mas o pagode come solto, até eu fico com vontade de balançar o corpo. As moças cantarolam baixinho. O rapaz à minha frente faz da caixa de bombom Garoto um pandeiro. Como o outro resistiria? E lá vão os pés, depois os quadris, a mão, todo o corpo no ritmo dançante da música. "Próximo, caixa 6". Nosso bailarino evolui pelo corredor. Seria espírito de carnaval? Enquanto é atendido, seus pés não param. Ele comenta com o atendente sobre a música, os dois fazem sinal de positivo. Ele paga suas compras e desfila até a porta sem atravessar o ritmo.

Sou atendido pelo mesmo "caixa 6", a quem pergunto sobre a música que está no ar. Ele aponta para um cartaz: Este é o CD que você está ouvindo. ExaltaSamba, "a gente bota pra quebrar, 20 sucessos ao vivo." Explicado!

- O senhor gostou?
- Muito animado.
- Dá vontade de sair dançando, não?
- E como!
- Quer levar um?
- Não, obrigado.
- Por que não? Tá na promoção, pode parcelar...
- Não!! Ele causa graves efeitos colaterais!!!





Leia aqui sobre samba e sushi!


Clique aqui para ler sobre Cazuza cantado e dançado no Metrô!


E veja aqui o Caetano explicando Caymmi

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá Frid!
Etou dando risadas. Acabo de voltar do almoço. Sentei para comer meu chocolate, comprado no restaurante. Saboreando-o lentamente e lendo sua crônica. Não há como não rir. Coincidências...
Um dia fui à Casas Bahia comprar geladeira, fogão, máquina de lavar, etc. No tal Largo da Batata. Tinha acabado de chegar da Alemanha. Indicaram-me este chiquérrimo lugar!URG!) Ao entrar na loja, o gerente não conseguia ouvir-me, tamanho o volume daquela música horrível! Gritei para o gerente: "se o senhor baixar a música eu compro aqui, caso contrário, vou-me embora!". Baixaram a música... Comprei toda a linha branca, gastei uma nota. Ao sair da loja, pus o pé na calçada e a música voltou ao que sempre foi. Dei muitas risadas. Fiquei pensando: "eles devem estar me xingando. Que raio de Madame que vem fazer compras aqui!".

Você com sua americana e eu com a baiana. O método é o mesmo: música em último volume, péssimo mal gosto, gente que não acaba mais. O dinheiro e a prestação grassando na classe C.

Hoje não faço mais fila. Tenho carteira de Deficiente. Portanto, prioridade. Minha linha branca ainda é a mesma de 11 anos atrás (da famosa Casas Bahia), só troco o chocolate.

Por isto que gosto de suas crônicas. O nosso cotidiano. E durma quem não se identifica. Apenas não "olham" com olhos de ver e não "escrevem" como você!
Parabéns! Vou agora comer mais chocolate, em pleno silêncio de minha sala de trabalho e ninguém para me pedir um pedaço. Heheheheheheheh!
Abraços,
Fátima

Metamorfose Ambulante disse...

Sua história dá uma crônica!!!

Qualquer dia passo aí no escritório para roubar um chocolate!!! (Quem inventou essa praga irresistível???)

Bom fim de semana!

Anônimo disse...

Adorei

Parabéns!

Almoça no Bovinos Anhangabaú 2ª f?
Estarei na SIURB.

Abraço, Néli.

Metamorfose Ambulante disse...

Vou agendar!!! Ligue-me no dia!

Abração!

Anônimo disse...

Fridicus, boa noite.

Vc já tinha pintado o cabelo de acaju? Imagine, vc de cabelos coloridos, dançando ao som de um pagode. É o próprio pagodeiro. Divirta-se

Stela

Metamorfose Ambulante disse...

Par pintar de acajú tem que ter idade!!! A minha ainda é pouca!

Quanto ao pagode, socorro!!!

Bom fim de semana!

Anônimo disse...

Aiê FRID!!!!! Vai ver que aquela energia que vc me perguntou no outro dia....... é o samba.....
Será que há possibilidade de lhe transformar a esse ponto????
Talvez valha arriscar uma tentativa.....
Bjs,

Lucy

Metamorfose Ambulante disse...

Até pode!!! Mas vou precisar de outra frigideira para sambar! A chapa tem que ficar quente!

Bom fim de semana!

Anônimo disse...

Quando vc ficar craque no samba, a frigideira poderá ser usada como tamborim...rsrsrs.....
Bom fim de semana.

Lucy

Anônimo disse...

FRID,
Lindo, mais uma vez.
Sou fá dos seus "escritos"
Abvs
Márcia

Metamorfose Ambulante disse...

Você sempre generosa comigo!

Anônimo disse...

Aguenta coração, quero dizer estomago, eta mundo bom este.
Vamos aproveitar para nos curar dos efeitos colateriais,
Bom final de semana cheia de efeitos postivos e cheio de bom animo.
Beijos no coração.

Marly

Anônimo disse...

Prezado Frid;
Valeu, meu amigo.
Abs;
Joaquim